top of page
  • Foto do escritorManuela

INBOUND MARKETING JURÍDICO: VEJA COMO ATRAIR E FIDELIZAR CLIENTES!

Atualizado: 26 de jan.


Inbound Marketing Jurídico


O Inbound Marketing Jurídico é uma importante ferramenta para advogados autônomos e escritórios de diversos tamanhos. A estratégia busca atrair e fidelizar clientes por meio da criação e divulgação de conteúdo relevante.


Este processo estabelece confiança e autoridade. O que é uma das maiores vantagens do Inbound Marketing Jurídico, já que a advocacia é uma profissão baseada na confiança que o cliente tem no advogado.


E a conexão é uma das bases para se estabelecer confiança. Neste sentido, aproveitar a interação propiciada pelas redes sociais é uma boa alternativa. No começo deste ano de 2024, já era possível encontrar mais de 4.729.643 publicações com a #advogado no Instagram e 3,3 milhões no Facebook.


O alto número de publicações com conteúdo jurídico é excelente para a Advocacia como um todo. Uma vez que quanto mais conteúdo for divulgado, mais as pessoas tomarão consciência de seus direitos e maior será a procura por advogados.


A alta demanda chega em boa hora. O número de profissionais é bastante alto. Em janeiro de 2024, o Conselho Federal da OAB registrava 1.453.963 advogados inscritos em seu quadro. 

 

No artigo de hoje, abordaremos as vantagens do Inbound Marketing Jurídico para o sucesso profissional. Em caso de dúvidas, clique aqui e mande uma mensagem.



Inbound Marketing Jurídico

 

O   que é Inbound Marketing Jurídico?


Inbound Marketing Jurídico ou marketing de atração é um conjunto de estratégias focado em atrair, converter, contratar e encantar clientes.


Para isso, o Inbound Marketing Jurídico utiliza ferramentas como publicação de conteúdo relevante para o público alvo, SEO (termos chave que otimizam os resultados de busca no Google) e divulgação estratégica em redes sociais e blog, entre outros.


Desta maneira, é o cliente quem busca o advogado e não o contrário. Já que o seu conteúdo atrairá seus potenciais clientes. Portanto, para um Inbound Marketing Jurídico efetivo é preciso que o profissional “se conheça” e conheça o seu público-alvo.


Uma boa dica neste sentido é explorar o que o motiva como profissional, por que abraçou esta profissão e quais são seus pontos fortes. Além de compreender as características do mercado e as necessidades da sua clientela.


Quando o assunto é estratégia de marketing para advogado, deve-se ter em mente que muito mais que uma marca jurídica é importante estabelecer uma boa marca pessoal. Afinal, o vínculo entre advogado e cliente é um ponto crucial na advocacia, inclusive regulamentado no Código de Ética e Disciplina dos Advogados.

 

Em resumo, o Inbound Marketing Jurídico propiciará que seu potencial cliente te encontre usando o Google, redes sociais e blogs.


Quanto mais conteúdo estratégico você publicar, melhor colocado estará no retorno da busca. Com a técnica apropriada, é possível aparecer na primeira página do Google.



Inbound Marketing Jurídico

 

Fases do Inbound Marketing Jurídico


Como dissemos no item anterior, o Inbound Marketing Jurídico possui quatro etapas principais: atração, conversão, contratação e encantamento. Agora vamos esclarecer cada uma destas fases.


Atração


Como o nome diz, o primeiro passo visa atrair potenciais clientes. A divulgação de conteúdo relevante fará com que pessoas que não te conhecem passem a visitar regularmente suas mídias sociais e seu site.


Conversão


É o momento que transforma o visitante da sua página em um potencial cliente. Isso é feito com ações que propiciem a comunicação entre este seu visitante e você, como envio de e-mail ou mensagem de WhatsApp, preenchimento de formulário ou ligação telefônica.


Contratação


Geralmente, com o Inbound Marketing Jurídico, a abordagem pelo serviço partirá do próprio cliente atraído pelo conteúdo publicado.

 

Encantamento


A relação com o cliente continua. Quanto mais você atender as necessidades dele e superar suas expectativas, mais ele te indicará, gerando mais clientes para o escritório.



Inbound Marketing Jurídico

 

Passo a passo para atrair, converter e encantar clientes

 

O Inbound Marketing Jurídico considera o percurso do potencial cliente desde o momento em que ele ainda está apenas buscando conhecimento sobre a questão que ele pensa em resolver até o momento da contratação.


Na fase inicial, a pessoa realiza buscas para tirar dúvidas comuns referentes a determinados temas. E a cada busca, vai ampliando seu conhecimento e refinando a abordagem para tópicos mais específicos, afunilando os resultados.


O processo do Inbound Marketing Jurídico começa com a definição do público-alvo. Para então passar a produção de conteúdo educativo para informar o público sobre questões jurídicas relevantes. As publicações devem ser otimizadas com o bom uso de SEO.


O próximo passo é utilizar as mídias sociais para compartilhar conteúdo, interagir com o público e estabelecer uma presença digital sólida.



Inbound Marketing Jurídico

 

O conteúdo certo para a pessoa certa


O Inbound Marketing Jurídico te coloca em contato com quem precisa dos seus serviços. A divulgação de conteúdo de valor leva à construção de autoridade, te apontando como referência na sua área de atuação.


O resultado é a conquista da confiança e da preferência dos clientes. Se você chegou até aqui é porque, assim como a maioria dos advogados, reconhece a importância do marketing jurídico.


A 6ª edição do Censo Jurídico aponta o marketing jurídico como o tema de maior destaque de 2023 para mais da metade dos entrevistados (52%). Dois anos antes, em 2021, apenas 11% dos advogados indicaram o marketing digital jurídico como a grande tendência.


Alcance uma posição de destaque! Invista em Inbound Marketing Jurídico. Nós podemos te ajudar. A Empório do Texto produz conteúdo jurídico personalizado para você ou seu escritório, de acordo com as regras da OAB.


Não utilizamos robôs ou Chat GPT. Nossa equipe é formada por jornalistas. Somos especializados em criar conteúdo jurídico. Use o Inbound Marketing Jurídico a seu favor e alcance uma posição de destaque no mercado. Conheça nosso trabalho! Clique aqui para conversar com nossa equipe.


Para saber mais sobre como atrair clientes, leia nosso artigo: “Marketing digital para advogados: atraia clientes na internet!

    

Até a próxima!

12 visualizações0 comentário
bottom of page