Investir em marketing jurídico estratégico é uma forma de acelerar as metas de crescimento do seu escritório ou mesmo de montar uma banca própria. Além de ser excelente para alicerçar uma imagem sólida e coerente.
O marketing para advogados difere um pouco do convencional, já que deve respeitar os ditames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A estratégia permitida é a conhecida como “marketing de atração”, quando o cliente vai até o advogado, e não o contrário. Uma boa forma de fazer isto é divulgar conteúdos autênticos, relevantes e esclarecedores.
O Estatuto da Advocacia (Lei n. 8.906/1994), o Código de Ética e Disciplina da OAB e o Provimento n. 205/2021 abordam a publicidade na advocacia, com algumas orientações e muitas ressalvas.
Ainda assim, pesquisas demonstram que o marketing jurídico estratégico dá até mais retorno do que a publicidade empregada por outros setores.
Dados coletados pela plataforma de Marketing Leadster apontam que a taxa de conversão de leads do setor jurídico é a mais alta dentre as áreas pesquisadas: 5,12%. Sendo que a taxa de conversão de leads geral no Brasil é de 3,19%. Leads são os contatos gerados através das suas ações de marketing.
Marcar presença no mundo digital é fundamental para ser encontrado por seus potenciais clientes. De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Google, 96% dos brasileiros pesquisam produtos e serviços na internet.
Neste artigo, vamos te mostrar como fazer Marketing Jurídico Estratégico para conquistar mais clientes, se estabelecer como autoridade na sua área de atuação e obter significativo retorno financeiro. Em caso de dúvidas, clique aqui e mande uma mensagem.
Marketing jurídico estratégico: como começar?
O primeiro passo, antes de se lançar no mundo virtual, é fazer uma boa análise do seu escritório e área de atuação. Estes dados devem ser cruzados com as oportunidades de prospecção de clientes mais interessantes na internet.
Conte com a Empório do Texto para realizar este estudo. Ciente destes dados, você estará muito melhor preparado para tomar uma decisão mais assertiva e econômica.
Após esta análise, é hora de definir o público-alvo. Por mais que seu escritório atue em diversas áreas, escolha uma para começar a divulgação digital.
Delimite esta área. É Família? Mas qual a principal área dentro de Família? Pensão alimentícia? Foque neste tema. Explore este segmento. Quanto mais específico você for melhor. Você pretende representar quem pede ou quem é chamado a pagar os alimentos? Quanto mais informações você tiver sobre seu potencial cliente, mais fácil será atraí-lo.
Se você postar um pouco de tudo, será visto como generalista. E na hora do aperto, o cliente quer assertividade. Ele busca o especialista naquela área específica. Quem está com problemas quer contratar quem domina exatamente aquela dificuldade que está enfrentando.
Definida a área em que você deseja e pode ser visto como autoridade, é hora de analisar qual meio digital utilizar prioritariamente, com qual tipo de comunicação.
O ideal é usar tanto as redes sociais quando um site, com publicação de artigos de blog frequentemente. Mas o seu público-alvo e o seu objetivo definirão qual será o carro chefe do seu plano de marketing jurídico estratégico.
O próximo passo é cuidar da sua identidade visual, como seu logotipo e a paleta de cores usadas nas publicações, além, é claro, do estilo das artes.
Direito x Marketing
Pense numa ação trabalhista. Via de regra, não é necessário contratar um advogado para ajuizar a ação, certo? Mas você aconselharia um amigo a não contar com um advogado ao pleitear seus diretos ou mesmo para se defender?
No marketing, é semelhante. Não é obrigatório contratar um profissional da área para fazer marketing jurídico estratégico. Mas, sem ele, o resultado do seu esforço em comunicação também não será tão bom.
A construção da autoridade do advogado na sua área de atuação ou da reputação da marca do escritório é um processo que precisar ser estrategicamente planejado.
É preciso conhecer a fundo o perfil do público-alvo, definir posicionamento, área de atuação, diferenciais competitivos, elaborar palavras-chave, produzir conteúdo autêntico, relevante e com linguagem direcionada. Tudo isso de acordo com os ditames da OAB. Isto é marketing jurídico digital.
Assim como um trabalhador busca um advogado especializado em Direito Previdenciário para dar entrada na sua aposentadoria, mesmo sem a exigência legal desta contratação, ao ter seu marketing feito por uma agência especializada, você conta com uma atuação proativa e assertiva, e ainda otimiza seu tempo de atuação como advogado.
Marketing jurídico estratégico requer investimento
Marketing jurídico estratégico vai além da presença digital e produção de conteúdo: ele também deve render bons resultados financeiros.
A atração de novos clientes e a fidelização dos já existentes são resultados do investimento em marketing jurídico estratégico.
Mas para obter estes resultados, é preciso investir. Seja tempo ou dinheiro. Se você acredita que consegue dar conta do recado, está com tempo para se aprofundar no tema e fazer o necessário para conseguir destaque, siga nossas dicas.
No nosso blog você pode conferir artigos específicos para cada canal de comunicação que você deve usar: LinkedIn, Instagram, Blog...
Agora, se você pretende usar seu tempo para estudar os casos dos seus clientes, se atualizar, cursar especializações e assim aprimorar ainda mais o seu conhecimento, confie o marketing jurídico estratégico de seu escritório à agência Empório do Texto.
Nossos profissionais produzem o conteúdo das publicações (textos e ilustrações) para suas redes sociais e blogs respeitando todas as normas da OAB.
Nós esmiuçamos todo o regramento a respeito do Marketing Jurídico Estratégico para garantir que nenhuma infração seja cometida.
Somos especializados em criar conteúdo jurídico. Nossa equipe é composta por especialistas em Marketing Digital, redatores e designers. Conheça nosso trabalho! Clique aqui para conversar com nossa equipe.
Até a próxima!
Comments