top of page
  • Foto do escritorPedro

INSTAGRAM PARA ADVOGADOS: USE A REDE PARA ENCONTRAR CLIENTES!


Instagram para advogados


Utilizar o Instagram para advogados é uma excelente estratégia de marketing permitida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


A rede social é uma das mais utilizadas no país e no mundo. De acordo com os últimos dados oficiais, o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais globalmente. Mais de 110 milhões estão no Brasil.


E se já houve alguma dúvida quanto a possibilidade de advogados explorarem este mercado para conquistar clientes, o Provimento n. 205/2021 a sanou.


Além de atualizar as regras de publicidade da advocacia, o provimento criou o Comitê Regulador do Marketing Jurídico, que visa pacificar e a unificar a interpretação das regras.


Desta maneira, fica claro que é permitido usar o Instagram para advogados divulgarem seus serviços. O que a OAB repreende é a publicidade ativa, a ostentação e a mercantilização da profissão.


Resumidamente, o Instagram pode ser usado para advogados como ferramenta de marketing de conteúdo. Ao postar informações relevantes, o advogado é localizado por seus potenciais clientes.


Neste artigo, vamos apresentar todas as potencialidades do Instagram para advogados. Em caso de dúvidas, clique aqui e mande uma mensagem.



Instagram para advogados

 

Instagram para advogados: confira algumas dicas de postagens!

 

O Instagram é uma rede social primordialmente visual. Então lembre-se de utilizar ilustrações atrativas. Ser humano é atraído por ser humano. Use imagens de pessoas nas suas publicações para conseguir mais público. Se usar imagens de elementos sem vida, como o martelinho do juiz ou a estátua da justiça, você afastará a audiência.


Ao ilustrar um texto, utilize cenas que remetam à situação citada e inclua uma frase que desperte o interesse do seu público-alvo.


Por exemplo, se você é especializado em Direito de Família e trata muito de pensão alimentícia, pode postar sobre como calcular o valor da pensão e ilustrar com uma mulher com uma criança no colo. A frase da arte pode ser bem objetiva como: “como calcular o valor da pensão”.


Definir seu público-alvo é fundamental para pautar suas publicações. Aborde sempre temas relacionados a causas que você atende ou pretende atender.


O texto deve ser de fácil compreensão. Advogados costumam ter um “idioma” próprio. São muitas expressões usuais no dia a dia forense, que são absolutamente estranhas para a população em geral. Então cuidado! Você está escrevendo para o seu potencial cliente e não para colegas, juízes ou desembargadores.


Se tiver dificuldade com o texto ou mesmo com as imagens, não se preocupe. Nós cuidados de tudo para você. Com a Empório do Texto, você pode se dedicar às petições, audiências, atendimentos... E nós tratamos de otimizar seu Instagram para cada vez mais clientes te encontrarem.



Instagram para advogados

 

Seja frequente e interaja 

 

A qualidade do post é importante, claro. É fundamental! Mas de nada adianta escolher a melhor foto, a frase perfeita e o texto esclarecedor e nunca mais dar as caras no Instagram.


Se você não consegue postar todos os dias, ok. Mas veja sua página, curta comentários e programe-se. Poste ao menos semanalmente. De preferência, sempre no mesmo dia e horário.


Incentive seus leitores a manterem contato com frases como:


- Se tiver alguma dúvida sobre este conteúdo, comente;


- Quer ler mais conteúdos sobre este tema? Comente;


- Conhece alguém passando por esta situação? Compartilhe.


Mas não use frases como: “ligue agora” ou “contrate já”. Este tipo de conduta é proibido pela OAB.


Ao interagir com seu público você estreita laços e cria conexões. O Instagram é a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2023, com 113,5 milhões de usuários ativos. Então aproveite!



Instagram para advogados

 

Recursos do Instagram para advogados 


É possível e permitido utilizar o Instagram para advogados apresentarem a área de atuação, a especialidade, a localização do escritório, como funciona o atendimento ao cliente, quais são os serviços e horários de atendimento, entre outros comunicados.


Mais uma vez: atenção às restrições impostas pela OAB aqui. É proibido fazer referência ao tamanho do escritório. Assim como postar informações a respeito de honorários.


Seu feed é sua vitrine no Instagram. Por isso, mantenha-o organizado. Produza posts com sua identidade visual, mantenha uma paleta de cores. Se quiser mudar, faça isso gradativamente. Permita que seu público identifique uma publicação sua só de bater o olho.

Esqueça os filtros fornecidos pelo aplicativo! Utilize fotos de alta qualidade que introduzam o assunto abordado.


Use hashtags! As hashtags são aquelas palavras antecedidas pelo símbolo conhecido como jogo da velha, acrescentadas ao final do post. Elas atraem quem busca pelo assunto destacado. Por exemplo, #advocacia #pensaoalimenticia #usucapiao.


Funciona assim: a pessoa que tem interesse pelo assunto usucapião e quer saber mais a respeito no Instagram, clica na hashtag para acessar todas as publicações que tenham #usucapiao.


Acompanhe as métricas. O Instagram permite visualizar o número de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamento, salvamentos); quantidade e origem de novos seguidores, o perfil dos seus seguidores, alcance do post, entre outras referências. Estes dados são importantes para você analisar como os usuários se comportam em relação ao seu conteúdo.



Instagram para advogados

 

Apenas 6,5% dos seguidores do perfil vão ver suas publicações

 

Uma publicação comum, sem impulsionamento, só aparece para 6,5% dos seus seguidores. Ou seja, se você tem 1 mil seguidores, 65, em média, recebem o conteúdo em seus feeds. E geralmente são sempre as mesmas pessoas: aquelas que já se engajaram bastante com o seu perfil e que trocaram mensagens. Costumam ser pais, cônjuges, sócios, funcionários... e não clientes em potencial.


Para aparecer mais e chegar a novos públicos, é preciso criar anúncios, que podem ser feitos de duas formas:


- Via impulsionamento (anúncio simples, feito pelo Instagram mesmo);


- E via gerenciador de anúncios (mais complexo, mas com resultados melhores).


Vale muito a pena considerar investir no anúncio pago. Ele alcança o público realmente interessado em seus serviços. Isso porque não apenas leva o conteúdo para mais pessoas, como leva para as pessoas certas!


É você que determina para quem o Instagram deve mostrar seu conteúdo. Você pode especificar o público por gênero, idade, localização geográfica, interesses, renda, profissão... São muitas variáveis.



Instagram para advogados


A Empório do Texto é especializada em Marketing Jurídico


A Empório do Texto, produz – com estratégia - todo o conteúdo das publicações (textos e ilustrações) do Instagram para advogados. E sempre de acordo com as normas da OAB.


Nós esmiuçamos todo o regramento a respeito do Marketing Jurídico para garantir que nenhuma infração seja cometida.


Somos especializados em criar conteúdo jurídico. Use o Marketing Jurídico Digital a seu favor e alcance uma posição de destaque no mercado. Conheça nosso trabalho! Clique aqui para conversar com nossa equipe.


Até a próxima!

19 visualizações0 comentário
bottom of page