top of page
  • Foto do escritorTeodoro

REDES SOCIAIS PARA ADVOGADOS: O QUE VOCÊ DEVE MOSTRAR?


redes sociais para advogados

As redes sociais para advogados são muito eficazes para atrair clientes em potencial e marcar presença como autoridade na sua área de atuação.


Mas há alguns cuidados que devem ser tomados ao realizar qualquer postagem em redes sociais para advogados. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresenta uma série de orientações e restrições no tocante à publicidade.


Há uma grande preocupação em não mercantilizar a profissão e não ferir os preceitos da Ordem, além de primar pela sobriedade e discrição.


Em suma, o Marketing Digital Jurídico deve ser informativo. O cliente deve te encontrar, e não o contrário. Para que isto ocorra, é fundamental investir em conteúdo.


São tantas ressalvas que muitos advogados optam por nem usar as redes sociais. Mas esta é uma péssima decisão. 


Atualmente, quem não está no mundo digital é praticamente invisível. Uma pesquisa realizada pela agência We Are Social, referência nesse tipo de estudo, aponta que são mais de 181 milhões de pessoas online no Brasil, o que corresponde a 85% da população.


As redes mais acessadas pelos brasileiros são YouTube, Facebook e Instagram, com alcance de 96,4%, 85,1% e 81,4%, respectivamente, de acordo com um estudo da Comscore, empresa global especializada em análises da internet.


No artigo de hoje, vamos mostrar como devem ser as postagens nas redes sociais para advogados. Dando ênfase às estratégias que te deixarão mais visível nas redes sem desrespeitar as normas da OAB. Em caso de dúvidas, clique aqui e mande uma mensagem.



redes sociais para advogados

 

Redes sociais para advogados: exemplos do que postar!


O conteúdo das postagens nas redes sociais para advogados deve ser atrativo sem ferir os preceitos da OAB. Para ter certeza do que pode e do que não pode postar, confira um outro artigo que publicamos recentemente aqui no blog: Advogado pode fazer Marketing.


As regras sobre o que pode ou não ser postado estão dispostas no Estatuto da Advocacia, no Código de Ética e Disciplina da OAB e no Provimento n. 205/2021.


Utilize as situações do seu dia a dia para criar os posts. Tome como inspiração as principais dúvidas dos seus clientes. Por exemplo, se sua área de atuação for Família e muitos casais te consultam para decidir o regime de bens, faça um post sobre cada regime.


Lembre-se de usar linguagem simples e textos curtos. Se precisar utilizar algum termo técnico, explique bem didaticamente o que significa.


É importante também usar uma frase atrativa na ilustração. Desperte a curiosidade do leitor. Você pode fazer isso através do humor, por exemplo. Mas com prudência, sem abrir mão da sobriedade.


Alguns exemplos de frases para a arte são: 


- “Comunhão parcial de bens: o que pertence a cada cônjuge?


- “Amar é: fazer acordo pré-nupcial!


Você também pode se pautar em questões rotineiras da sua área. Se for um advogado previdenciário, poste sobre a aposentadoria por idade e a aposentadoria por tempo de contribuição, quais são os documentos necessários para dar entrada na aposentadoria, quais as vantagens de contar com um advogado...


Ideias de frases:


- “Passo a passo para dar entrada na aposentadoria”;


- “Confira se você já pode se aposentar”;


- “Como se aposentar por idade”;


- “Aposentadoria por tempo de serviço: como funciona?

     

 


redes sociais para advogados

Dicas para deixar suas postagens mais atraentes

 

Converse com seu potencial cliente. Use palavras simples. Advogados costumam ter uma linguagem muito técnica. Cuidado! O que é comum para você pode ser incompreensível para o público em geral.


Escreva para uma pessoa que não tem conhecimento jurídico, esqueça os termos usados nos tribunais, petições... Tenha em mente que o leitor que está com um problema e quer entender qual é a solução.


Humanize as artes. Não coloque nas ilustrações apenas símbolos jurídicos como uma balança, um martelo, ou livros de Direito. Use imagens de pessoas vivendo a situação do tema. Seres humanos atraem seres humanos. Quanto mais você colocar gente na arte, mais público terá.


Respeite as regras de cada rede social. Todas elas têm especificações sobre o que pode ou não ser publicado. Ao infringir uma regra, seu post pode até ser publicado, mas quase não será visto.

 

 


redes sociais para advogados

Estratégias para ser encontrado por seus potenciais clientes nas redes sociais para advogados

 

O primeiro passo é definir para quem você está escrevendo, ou seja, o seu público-alvo. Por isso, é importante que você saiba o perfil de quem pode - e deseja - contratar os seus serviços.


Quanto mais específico for seu público-alvo, mais eficaz será a sua abordagem. As características dos seus potenciais clientes devem ser analisadas para direcionar suas mensagens de forma adequada.


Crie conteúdo de qualidade. Pesquise quais são as principais buscas na sua área de atuação. O seu conteúdo deve responder às questões existentes.


Delimite, dentro da sua área de atuação, quais são as causas que você pretende atuar e aborde temas referentes a essas causas em especial. É importante que o conteúdo esteja alinhado com os interesses e necessidades dos seus potenciais clientes.


Interaja com os seguidores. Crie conexões. Abra um espaço para perguntas. Combine com seu público que as questões que não forem respondidas por mensagem serão explicadas em posts, por exemplo.


Esteja presente! Mantenha uma frequência de publicação. Procure postar sempre nos mesmos dias ou horários. Você pode criar um calendário de produção e postagens.


Utilize estratégias de marketing. Avalie utilizar anúncios pagos. Quanto maior o número de artigos ou posts publicados, maior a chance de ser visto.



redes sociais para advogados


A Empório do Texto é especialista em marketing jurídico!


Agora você deve estar pensando: "mas que horas vou fazer tudo isso? Ou trabalho ou alimento minhas redes sociais!"


Fique tranquilo. Concentre-se nos seus clientes e deixe as suas redes sociais conosco.


A Empório do Texto, produz – com estratégia - todo o conteúdo das publicações (textos e ilustrações) para suas redes sociais respeitando as normas da OAB.


Nós esmiuçamos todo o regramento a respeito do Marketing Jurídico para garantir que nenhuma infração seja cometida.


Somos especializados em criar conteúdo jurídico. Use o Marketing Jurídico Digital a seu favor e alcance uma posição de destaque no mercado. Conheça nosso trabalho! Clique aqui para conversar com nossa equipe.

 

Até a próxima!

 

19 visualizações0 comentário
bottom of page