top of page
  • Foto do escritorBethânia

SITE PARA ADVOGADOS: COMO ESTÁ A SUA VITRINE DIGITAL?


site para advogados


O site para advogados é a vitrine digital do escritório de advocacia. É um cardápio on-line com todos os serviços. Se ele não for atraente e compreensível, não servirá para nada!


Seu site deve informar área de atuação, os meios de contato, e, principalmente, atrair e fidelizar clientes. De forma clara, concisa, direta. Fácil de ser assimilada por qualquer leigo. Afinal, seu público é formado por pessoas comuns, e não por colegas do Direito ou por membros do Judiciário.


Um site pesado, com layout desatualizado, textos extremamente técnicos e sem S.E.O. (palavras-chave) é como uma loja de fundos numa rua sem movimento.


Aliás, você sabe o que é S.E.O.? Utiliza palavras-chave? Sem estes recursos, seu site nunca aparecerá na primeira página do Google.


Acha muito complicado seguir as regras sobre publicidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e prefere nem mexer nisto? Estatisticamente, é uma péssima decisão. 96% dos brasileiros pesquisam produtos e serviços na internet, de acordo com uma pesquisa encomendada pelo Google.


E a OAB. atualmente, autoriza até alguns anúncios pagos. Portanto, se você abrir mão desta estratégia, já está em posição de desvantagem junto a concorrência.


E sim, ela, a concorrência, existe. Se você cruzar os dados do Conselho Federal da OAB com os números do último censo divulgado pelo IBGE, vai verificar que no país há um advogado para cada 150 pessoas. O Brasil tem quase 1,4 milhão de advogados. E a população brasileira é de 203,1 milhões de pessoas.

 

Neste artigo, vamos te mostrar como otimizar um site para advogados. Em caso de dúvidas, clique aqui e mande uma mensagem.



site para advogados

 

Site para advogados: quais são as características principais?


O site para advogados é essencial para o marketing Jurídico. É ele que fará você ser encontrado pelo seu cliente em potencial.


Utilizar de estratégias para ser encontrado não mercantiliza a advocacia. Até a OAB já pacificou o tema. Portanto, aproveite nossas dicas e apareça!


O site para advogados deve ser responsivo, ou seja, funcionar com a mesma qualidade e rapidez em qualquer dispositivo (celular, tablet, desktop).


Muitos sites antigos só funcionam bem no computador. O problema é que o smartphone é o principal gerador de tráfego de um site.


De acordo com uma pesquisa da plataforma Hubspot, 39,41% das pessoas acessam o site via smartphone, 38% no desktop e 19% no tablet. Portanto, se o site não funciona no celular, será muito difícil ser encontrado por um cliente em potencial.


O layout do site para advogados deve ser agradável e seguir a identidade visual do escritório. Geralmente, sites jurídicos são escuros e sombrios, e nem sempre essa é a melhor estratégia. É possível e, em alguns casos, aconselhável, utilizar outros tons. Não é a cor que dita a sobriedade do escritório.



site para advogados


Evite este erro comum no site do seu escritório!


Outro erro comum de sites para advogados é usar muitas imagens de tribunais, juízes, martelinhos. Os clientes em potencial não se identificam com isso. O conteúdo deve refletir a necessidade do cliente. Ou seja, se o assunto for demissão, a imagem não deve ser de um martelinho ou uma pilha de processos, e sim de uma pessoa triste porque perdeu o emprego, ou sendo demitida, ou levando uma caixa com seus pertences para fora da empresa.


Os advogados precisam estar no site. Uma vitrine digital de sucesso é aquela que permite que o visitante do site conheça quem são as pessoas que fazem parte do escritório.


Cada advogado deve aparecer com uma breve apresentação, contendo formação, especialização e experiência. Inclua links para o LinkedIn. Mas o LinkedIn também deve estar sendo bem utilizado, com postagens e artigos relevantes e autênticos.


Este conteúdo deve ser voltado para o seu público-alvo, que, muito provavelmente, não é formado por advogados ou juristas. Portanto, utilize linguagem simples, de fácil compreensão e sem “juridiquês”.


Vale lembrar também que advogados costumam ser prolixos. Por lerem muito, acreditam que o tamanho do texto não importa, desde que seja esclarecedor. Não é bem assim que funciona. Quanto mais objetivo, melhor. Seu potencial cliente tem um problema e quer que você o resolva, só isso. Não precisa dar uma aula sobre o assunto. Diga apenas o suficiente para fazer com que ele queira entrar em contato. E diga numa linguagem que ele entenda.



site para advogados


Site para advogados precisa ter S.E.O. (palavras-chave)


O site para advogados deve ter S.E.O. Você chegou neste texto graças a uma estratégia que utilizamos para fazer com que você nos encontrasse. O uso de S.E.O. é parte deste plano.


SEO (Search Engine Optimization), como a tradução sugere, é uma Otimização para Motores de Busca, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definirem o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.


O bom uso de SEO faz com que o seu site apareça no resultado da busca realizada pelo seu potencial cliente. Por exemplo, se você pretende atuar com pedidos de pensão alimentícia, pesquise como o cliente procuraria por este serviço. Ele escreveria frases mais ou menos assim: “como pedir pensão alimentícia”, “como calcular pensão alimentícia”, “advogado pensão alimentícia”...


A partir daí, escreva textos que usam as mesmas frases, respondendo as dúvidas. Isso fará com que os algoritmos coloquem o seu site na frente das páginas dos concorrentes. Mas, claro, não é só isso. Há toda uma técnica de SEO que precisa ser aplicada para que a estratégia funcione. Temos um outro artigo em nosso blog falando exclusivamente e detalhadamente sobre SEO. Clique aqui para ler!



site para advogados


Site para advogados: instale um botão do WhatsApp!


O site para advogados deve ter um botão de WhatsApp. Calma, o que a OAB proíbe é utilizar linguagem persuasiva e frases como “Ligue agora” ou “Contrate já”. O botãozinho do WhatsApp só vai facilitar o contato entre o potencial cliente e advogado. E é permitido.


Vivemos num mundo cada vez mais imediatista. As pessoas não querem preencher um formulário de contato e esperar por um retorno, ficar na incerteza se serão ou não respondidas, se a mensagem foi ou não recebida.


O desejo do público é clicar no botão de WhatsApp e falar imediatamente com alguém (você, sua secretária, um estagiário responsável pelo atendimento inicial). Atualmente, é possível instalar gratuitamente um botão flutuante do WhatsApp no site. Ele fica na lateral o tempo inteiro. Isso agiliza o atendimento e propicia mais negócios.



site para advogados


Marketing jurídico estratégico é com a Empório do Texto!


Conte com a Empório do Texto para otimizar seu site e tirar o melhor proveito do marketing jurídico estratégico do seu escritório.


Nossos profissionais fazem uma análise detalhada do seu escritório, das áreas de atuação, te ajudam a definir seu público-alvo e, a partir daí, elaboram a melhor estratégia de criação para o seu site; produzem artigos de blog para aumentar as indexações e atrair ainda mais clientes; otimizam seu perfil no LinkedIn, Instagram e Facebook, além de criar publicações (textos e ilustrações). Tudo isso respeitando as normas da OAB.


Nós esmiuçamos todo o regramento a respeito do marketing jurídico estratégico para garantir o melhor resultado, sem cometer nenhuma infração.


Somos especializados em criar conteúdo jurídico. Nossa equipe é composta por especialistas em Marketing Digital, redatores e designers. Conheça nosso trabalho! Clique aqui para conversar com nossa equipe.

 

 Até a próxima!

20 visualizações0 comentário
bottom of page