top of page
  • Foto do escritorTeodoro

MARKETING DIGITAL PARA ADVOGADOS: ATRAIA CLIENTES NA INTERNET!

marketing digital para advogados

O marketing digital para advogados é uma estratégia, autorizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que faz com que os advogados sejam encontrados mais facilmente pelos seus potenciais clientes quando estes realizam buscas na Internet.


Hoje em dia, quem não está no mundo digital praticamente não existe. Uma pesquisa encomendada pelo Google aponta que 96% dos brasileiros pesquisam online produtos e serviços.


Só o Google tem mais de mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo, conforme o Statista.


Não dá para abrir mão deste mercado. A concorrência existe. O Brasil tem, de acordo com o Conselho Federal da OAB, 1.356.273 advogados. Comparado à população brasileira divulgada pelo IBGE, 203,1 milhões de pessoas, conclui-se que um advogado para cada 150 pessoas aproximadamente.


Para conquistar um lugar de destaque é necessário mais que conteúdo e competência: você precisa de visibilidade. E para ter visibilidade no mundo digital, é preciso estratégia. Foi exatamente o que utilizamos para que você nos localizasse.


Neste artigo, vamos te mostrar como atrair mais clientes com o Marketing Digital para Advogados. Em caso de dúvidas, clique aqui e mande uma mensagem.

 

 


marketing digital para advogados

Marketing Digital para Advogados: o SEO


O SEO para advogados é uma tática para que seu site ou blog conste entre os primeiros resultados da busca realizada por um potencial cliente no Google.


SEO é sigla de Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Com um SEO eficaz você adquire autoridade no mercado, recebe mais visitantes e aumenta as chances de conversões.


O Google define a priorização e a relevância dos resultados das pesquisas realizadas pelos usuários tendo como base mais de duzentos fatores de ranqueamento.


Para melhorar seu SEO para um Marketing Digital para Advogados eficaz, é recomendado utilizar um site com design responsivo (que funcione bem em dispositivos móveis e desktops) e com boa velocidade de carregamento (quanto mais leve melhor).


Além destas características técnicas, é primordial acertar na palavra-chave. E repeti-la estrategicamente, principalmente no título, em alguns subtítulos e no decorrer do texto. O conteúdo deve ser original e de qualidade.


Na Empório do Texto, usamos ferramentas para descobrir quais são as frases mais pesquisadas no Google para a especialização e a região atendida pelo advogado. Desta forma, o site e o blog aparecerão quando alguém escrever os termos estratégicos no campo da pesquisa.



marketing digital para advogados

 

Site para advogados

 

O site é a sua vitrine digital. Ele deve informar sua área de atuação, meios de contato, e, principalmente, atrair e fidelizar clientes.


Um site sem SEO, pesado, com layout desatualizado e com muito “juridiquês” fica “escondido” dos mecanismos de busca.


Para um bom Marketing Digital para Advogados é preciso um SEO eficaz. É ele que fará você ser encontrado pelo Google.


O site também deve ser responsivo, funcionar com a mesma qualidade e rapidez em qualquer dispositivo (celular, tablet, desktop).


E o layout deve ser agradável e seguir a identidade visual do escritório. Aliás, você já elaborou sua identidade visual? Se precisa de um logotipo, papel de carta, cartão de visitar e manual da marca, clique aqui e vamos conversar!


Sites jurídicos costumam ser escuros, mas não precisa ser assim. É possível passar sobriedade em outros tons.


Outro erro comum é abusar de imagens jurídicas, como tribunais, balanças e martelos. Os clientes não se identificam com isso. É melhor ilustrar com uma imagem que reflita a necessidade do cliente.


Também é importante mostrar as pessoas por trás do site. Cada advogado deve aparecer com uma breve apresentação, contendo formação, especialização e experiência.

Falar com você deve ser tão ou mais fácil do que encontrar seu site. Portanto insira um botão de WhatsApp no site para facilitar o contato.



marketing digital para advogados


 

Marketing digital para Advogados: Blog

 

Manter um blog atualizado é uma excelente ferramenta de marketing digital para advogados. Isto porque, a cada artigo publicado, ele indexa mais páginas, fortalecendo assim seu SEO.  Ou seja, te deixa visível para potenciais clientes.


Os artigos também são uma boa opção para incluir temas de sua área de atuação que não constem na página inicial do seu website.


O uso dos blogs, além de ajudar na prospecção de clientes, fortalece a marca do seu escritório. Mas, para isso, os artigos devem ter um tamanho estratégico (ao menos mil palavras), linguagem fácil e inserção de palavras-chave.


Confira no nosso artigo Blogs para advogados como o blog pode te ajudar a lidar com os algoritmos dos sites de buscas.

 

 


marketing digital para advogados

Marketing Digital para Advogados: Redes Sociais


Utilizar as redes sociais faz parte da estratégia de marketing digital para advogados. Com a técnica adequada, elas são muito eficazes para atrair clientes em potencial e marcar presença como autoridade na sua área de atuação.


Sempre, claro, respeitando as orientações e restrições apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para ter certeza do que pode e do que não pode postar, confira nosso artigo Advogado pode fazer Marketing.


O Marketing Digital para advogados deve ser informativo. O cliente deve te encontrar e não o contrário. Para que isto ocorra, é importante investir em conteúdo.


Delimite seu público-alvo. E escreva sempre para este determinado nicho. Quanto mais específico for, mais eficaz será a sua abordagem. Utilize as situações do seu dia a dia para criar os posts. Fale sobre as principais dúvidas dos seus clientes, por exemplo.


Lembre-se de usar linguagem simples e textos curtos. Se precisar utilizar algum termo técnico, explique o que significa.


Use uma frase atrativa na ilustração. Desperte a curiosidade do leitor. Você pode até usar um pouco de humor - com cuidado, para não ser desrespeitoso. Pessoas atraem pessoas. Prefira usar imagem de gente ao invés de símbolos jurídicos nas suas artes.


Esteja presente, mantenha uma frequência de publicação, diária ou semanal. Procure postar sempre nos mesmos dias ou horários.  Avalie utilizar anúncios pagos. A OAB autoriza.



Marketing Digital para Advogados

Somos especialistas em ajudar advogados na transição para o mundo digital!


Para um marketing digital para advogados eficaz, conte com a Empório do Texto. Nossa equipe produz – com estratégia - todo o conteúdo das publicações (textos e ilustrações) para suas redes sociais, site e blog, respeitando as normas da OAB.


Nós esmiuçamos todo o regramento a respeito do Marketing Jurídico para garantir que nenhuma infração seja cometida.


Somos especializados em criar conteúdo jurídico. Use o Marketing Digital para advogados a seu favor e alcance uma posição de destaque no mercado. Conheça nosso trabalho! Clique aqui para conversar com nossa equipe.

 

Até a próxima!

Commentaires


bottom of page