top of page
  • Foto do escritorBethânia

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO JURÍDICO NA INTERNET: O QUE FAZER?

Atualizado: 26 de jan.


criação de conteúdo jurídico


A criação de conteúdo jurídico na internet – seja em redes sociais, blog ou site - é a base do Marketing Jurídico. Seja um advogado experiente ou um recém formado, marcar presença digital é fundamental para ser encontrado por seus clientes e potenciais clientes.


O mundo mudou, as leis mudaram, o formato do processo mudou, não haveria por que a forma de atrair clientes também não mudar. Se você gosta do cartão de visitas, ok, tenha sempre alguns no bolso. Mas informe neste cartão o endereço do seu site, da sua página profissional no Facebook e no Instagram, além claro do número do seu WhatsApp.


Não tem como marcar presença digital sem estar pelo menos nestas redes sociais. Já o site é a ferramenta que vai lhe conferir credibilidade e permitir que você esteja presente na primeira página do Google.


Para acertar na criação de conteúdo jurídico, é importante definir quem você deseja atrair. Se for clientela, aposte na criação de conteúdo jurídico específico para o seu público-alvo.


No artigo de hoje, vamos abordar o que fazer para atrair clientes com a criação de conteúdo jurídico. Em caso de dúvidas, clique aqui e mande uma mensagem.



criação de conteúdo jurídico

 

Criação de conteúdo jurídico: sobre o que escrever? 


A escolha do tema é o primeiro passo a ser definido para a criação de conteúdo jurídico. O tema deve despertar o interesse do seu público-alvo. Portanto, defina quem são seus potenciais clientes.


Seja o mais específico possível. Por exemplo: se você atua na esfera trabalhista, pretende atrair contratantes ou contratados? Se for pelo contratante, que tipo de empresa pretende atender? E de qual tamanho? Quanto mais específico for, maior a chance de atingir seu alvo.


O marketing na advocacia deve ser o atrativo. Por isso, a criação de conteúdo jurídico específico para seus potenciais clientes é tão importante.


O assunto deve atrair o seu potencial cliente a ponto de fazê-lo entrar em contato com você. Mas atenção: o texto não pode ser apelativo, nem muito chamativo, nem expor informações sensíveis. Em suma, a criação de conteúdo jurídico para a internet precisa atender tanto as regras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), quanto a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).



criação de conteúdo jurídico

 

O que postar nas redes sociais

 

As redes sociais propiciam uma conexão com os seus potenciais clientes. Postar frequentemente é uma forma de ser visto e despertar interesse do seu público.


De acordo com uma reportagem do portal Techtudo, em 2023 o  Instagram já contava com 113,5 milhões de contas no Brasil. E o Facebook com 109,1 milhões.


Não dá para desperdiçar esta audiência. Portanto, a presença ao menos nestas duas redes sociais é fundamental. A frequência das postagens também é importante, assim como a clareza do conteúdo e a ilustração.


A imagem do post é o que vai atrair o olhar do seu público-alvo. Pense em uma foto que expresse o tema que você irá abordar e insira uma frase com o tema nesta foto.


Se sua área de atuação for Direito do Consumidor, por exemplo, e você for especializado em representar correntistas contra instituições bancárias, uma ideia de frase para a foto é: Banco é obrigado a indenizar correntista por empréstimo indevido!


Na legenda, redija um breve resumo sobre o caso. Sem expor qual é o banco e muito menos o nome do cliente. Você pode encerrar com uma frase como: Se você já teve alguma cobrança indevida procure um advogado especializado em Direito do Consumidor.


Produzir conteúdo informativo também é bastante eficaz. Você pode produzir conteúdo do tipo: conheça seus direitos. Posts em carrossel são excelentes para esta forma de conteúdo.


Carrossel é aquele post que é formado por uma sequência de quadros. Você escreve uma frase introdutória no primeiro quadro e um pouco de texto em cada um dos quadros seguintes.


Por exemplo, “quando é possível se divorciar no cartório”. No segundo quadro, exponha quais os requisitos; no terceiro, como é feito; e no quarto, um encerramento com algo como: Gostou de conteúdo? Se quiser saber mais sobre o tema confira o artigo que publiquei no meu blog. E aí finalize informando o endereço do seu site.



criação de conteúdo jurídico

  

A importância de manter o blog sempre atualizado

 

Os artigos publicados no seu blog são a ferramenta mais eficaz para despertar a atenção dos algoritmos de busca do Google e te deixar à vista de seus potenciais clientes.


Mas não basta sair escrevendo qualquer coisa e em qualquer formato. A criação de conteúdo jurídico para atrair clientes deve utilizar algumas estratégias. A principal é o uso do SEO.


SEO é a sigla de Search Engine Optimization, em tradução livre: Motor de Otimização de Busca.  Explicando melhor, o SEO é um conjunto de técnicas que faz com que seu site fique melhor posicionado nos mecanismos de busca.


À medida que você publica novos artigos no seu blog, novas páginas serão adicionadas ao site, construindo assim uma boa relação com os buscadores.


Os artigos devem conter palavras-chave. Imagine o que o seu cliente digita no Google para te encontrar. Por exemplo: advogado tributarista em São Paulo. Então redija um artigo repetindo o termo “advogado tributarista em São Paulo” algumas vezes, em lugares estratégicos do texto.



criação de conteúdo jurídico

 

Ferramentas para a criação de conteúdo jurídico atraente


Para ser atraente, a criação de conteúdo jurídico deve ser pautada no interesse do seu público alvo. A foto deve retratar a situação abordada, de preferência com ao menos uma pessoa na imagem (gente é atraída por gente).


E, lembre-se, para ser visto e estabelecer conexão com seus potenciais clientes, as publicações devem ser frequentes. As postagens não precisam ser diárias, mas estabeleça uma frequência. Poste, pelo menos, semanalmente.


Sem tempo para se dedicar à criação de conteúdo jurídico? Nós podemos te ajudar. A Empório do Texto produz conteúdo jurídico personalizado para você ou seu escritório, de acordo com as regras da OAB.



A Empório do Texto produz – com estratégia - todo o conteúdo das publicações (textos e ilustrações) para suas redes sociais, site e blog.


Não utilizamos robôs ou Chat GPT. Nossa equipe é formada por jornalistas. Somos especializados na criação de conteúdo jurídico. Use o Marketing Jurídico a seu favor e alcance uma posição de destaque no mercado. Conheça nosso trabalho! Clique aqui para conversar com nossa equipe.


Para saber mais sobre o que postar no Instagram para atrair clientes, clique aqui e leia nosso artigo: “Instagram para advogados: use a rede para encontrar clientes!”

 

Até a próxima!

5 visualizações0 comentário
bottom of page